Blood Diamond

imdb
Página Oficial
Pois bem cá vai a minha primeira crítica aqui no Blog. Posso felizmente dizer que vou começar com uma positiva.
Após ter visto o trailer achei que o filme tinha tudo para ser um bom filme, e após a nomeação para os oscars que o filme teve, foi de bom grado que o fui ver.
A história desenvolve-se em torno da vida de dois homens, Danny Archer (Leonardo DiCaprio) um mercenário contrabandista de diamantes e Solomon Vandy (Djimon Hounsou) um mero pescador afastado da família devido à guerra civil que decorre na Serra Leoa em 1999. As suas vidas cruzam-se quando um diamante extraordinário interrompe a vida do segundo, e o filme conta a história de um homem em busca da sua família perdida, de outro à procura de um maneira de sair de África, não deixando de lado os assuntos politicamente incorrectos, acerca de quem e como lucra com a venda dos diamantes, e quem sofre e como para que eles apareçam esbeltos e excepcionalmente caros nas montras das ourivesarias.
O filme tem uma excelente história, e os actores proporcionam uma actuação digna de se ver. Já me havia rendido às capacidades de Djimon Hounsou (muito embora seja incapaz de decorar o nome) em Amistad e neste filme há que dizer que concordo com a sua nomeação para o oscar de melhor actor secundário sendo de todos o meu favorito.
Já Leonardo DiCaprio, também faz um bom papel, e faço notar aqui que o considero um bom actor, atormentado pelo facto de ter uma cara bonita e muitas das vezes ser julgado com base nisso mesmo, pelo velho cliché de que quem é bonito é burro.
Pelo que vi, a sua nomeação não é exagerada, mas contrariamente à que teve por exemplo com The Aviator não julgo que o mereça ganhar neste filme, pois o papel não exigia mais do que um ar de mau e um sotaque sul-africano. Além do mais, pela sua cara bonita, a sua imagem não se enquadra no perfil de mercenário que todos temos e talvez daí venha a minha hesitação quanto ao que fez no filme. Quem vê o filme não fica em dúvida num único momento quem ele é e o que faz ali, pois toda a frieza que dele se esperaria jamais desaparece, demonstrando bem quem era Danny Archer.
Um outro ponto a realçar é a história, que contrariamente a muita coisa que se vê por aí, é boa, como aliás abunda nesta altura do ano devido aos oscars. Saí da sala satisfeito com o que vi e recomendo o filme a quem pensar ir ao cinema nos próximos tempos.
Minha nota ao filme: 8/10.
2 Comments:
Bem-vindo a equipa =)
Excelente Crítica...
Grande Filme... embora não acredite que vá ganhar muitos oscares... suas 7 nomeações são merecidas...
Ora mt obrigado, espero vir a colocar mais em breve, quando o tempo o permitir ;)
abraço
Enviar um comentário
<< Home